O que é Toxina Botulínica (botox)?

A toxina botulínica é uma substância purificada, derivada de uma bactéria. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina em músculos específicos. A injeção enfraquece o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas indesejadas. A toxina é aplicada apenas em músculos produtores de rugas, preservando as expressões faciais.

Indicações da toxina botulínica

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.

Como é feita a aplicação?

A aplicação da injeção de toxina botulínica leva poucos minutos, e o número de injeções necessárias depende de vários fatores, incluindo as características faciais e a extensão das rugas. E pode ser combinada com outros procedimentos cosméticos para a pele.
Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.